Justificativa e Etapas

Por que conhecer e discutir práticas de desrespeito e bullying na escola (e em todo lugar)?


Pesquisa com 5.961 crianças e adolescentes de 6 a 18 anos das cinco regiões brasileiras revela:

13,1% frequentemente brigam, amedrontam ou intimidam outras crianças;

4,1% executam ações de bullying e apresentam transtornos mentais associados (como transtorno de ansiedade, transtorno depressivo, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, entre outros);

23,5% afirmam já terem sido perseguidas ou atormentadas por outras crianças;

5,6% foram vítimas de bullying e apresentam transtornos mentais associados (como transtorno de ansiedade, transtorno depressivo, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, entre outros);

Fonte: Instituto Glia (in Revista Isto É 2160, de 06/04/2011)


A prática do bullying está disseminada nas escolas, tanto no Exterior quanto no Brasil, e causa grande sofrimento para os alunos - gera ansiedade, pânico, insônia, cefaléia, entre outros - e para seus pais.

Cerca de 1/3 dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental de 6.780 escolas do País, ouvidos para uma pesquisa do IBGE no ano passado, declarou sofrer bullying.

O grande desafio de educadores, escolas e famílias é vencê-lo.

O primeiro passo é reconhecer que o problema existe!

Estudos científicos e experiências bem-sucedidas sugerem três vertentes a serem trabalhadas com os jovens:

- a empatia, a capacidade de se colocar no lugar do outro;
- a resiliência, a habilidade de reagir positivamente a uma situação adversa;
- e a criatividade, uma forma de canalizar o impulso agressivo para algum talento.

Fonte: Revista Isto é (2160, de 06/04/2011)

Etapas do Trabalho


O que já fizemos:

1- refletimos e registramos no procesador de textos BROFFICE WRITER o que é respeito e o que é desrespeito para nós;

2- passamos à pesquisa individual sobre perguntas específicas sobre o bullying, direto na internet. Assim, visitamos sites e blogs variados em busca de respostas para as questões:
   - O que é respeito e o que é desrespeito?
   - O que é bullying?
   - Qual o perfil da vítima de bullying?
   - Qual o perfil do agressor, no bullying?
   - Quais as consequências do bullying para a vítima?
   - Quais as consequências do bullying para o agressor?
   - Quasi as consequências do bullying para as testemunhas?
   - Quais as consequências do bullying para o ambiente escolar?
   - O que fazer em caso de bullying?

3-  os próximos passos agora são:

   MEUS:
      a)fazer a pesquisa sobre "ocorrências de desrespeito e bullying na escola" (todos vocês, além dos demais membros da escola - alunos, professores e funcionários) (no GOOGLE DOCS);


      b) fazer a estatística das respostas (no GOOGLE DOCS);


   SEUS: reorganizar o material coletado na internet, resumindo-o em tópicos ou pequenos parágrafos e montar uma apresentação de slides no BROFFICE IMPRESS;

4- apresentar o resultado do trabalho para o restante da turma e para mim, na sala de vídeo, para avaliação, debate e possível acertos no trabalho;

5- organizar, juntamente com o SOE-SOP e as professoras de leitura, um calendário para apresentação às demais turmas da escola. Faremos uma escala de qual turma envolvida no projeto apresentará para cada turma da escola.

6- por fim, os melhores trabalhos serão apresentados na ExpoVargas de outubro e na mostra da SME, em agosto.

Vamos lá, mãos à obra!

Balanço final

Devido ao ritmo dos alunos e, até, a outros compromissos inevitáveis que iam surgindo no caminho - como provas, exposições de trabalhos, faltas, que tiravam os alunos de sala, além de compromissos meus com conselho de classe, reuniões e formação continuada, resolvi alterar a culminância, mantendo os slides com apenas uma turma - a 906 - e incluindo Arte Postal, Pequeno Manual de Gentilezas e redação da História do Menino Azul, mais simples de concluir, como trabalho das outras turmas.

Terminado o ano, conseguimos fazer muito, os slides para apresentação às outras turmas, porém, não ficaram prontos. Também não fechei a pesquisa, pois algumas turmas não responderam ao questionário. Como em 2012 estarei com as que não o fizeram, pretendo concluir essa etapa, bem como as apresentações dos slides, agora envolvendo outra turma no projeto.

Interessante, e angustiante, notar que, apesar dos alunos terem participado no laboratório, das discussões, pesquisado, resumido conceitos sobre respeito e bullying, ao final, quando questionados (turmas inteiras e grupos) sobre "como seria a escola sem bullying, onde todos se respeitassem uns aos outros", responderam que seria "chato, sem graça, como um convento"!!!

Daí conclui-se que muito ainda temos que caminhar na discussão e na conscientização de todos sobre o sofrimento que tais práticas causam às vítimas e ao ambiente escolar como um todo. Estamos todos como que com uma "trave nos olhos" que não nos permite enxergar toda essa problemática em nosso cotidiano...

Até lá!
(atualizado em 09/12/2011)