Por que conhecer e discutir práticas de desrespeito e bullying na escola (e em todo lugar)?
Pesquisa com 5.961 crianças e adolescentes de 6 a 18 anos das cinco regiões brasileiras revela:
13,1% frequentemente brigam, amedrontam ou intimidam outras crianças;
4,1% executam ações de bullying e apresentam transtornos mentais associados (como transtorno de ansiedade, transtorno depressivo, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, entre outros);
23,5% afirmam já terem sido perseguidas ou atormentadas por outras crianças;
5,6% foram vítimas de bullying e apresentam transtornos mentais associados (como transtorno de ansiedade, transtorno depressivo, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, entre outros);
Fonte: Instituto Glia (in Revista Isto É 2160, de 06/04/2011)
A prática do bullying está disseminada nas escolas, tanto no Exterior quanto no Brasil, e causa grande sofrimento para os alunos - gera ansiedade, pânico, insônia, cefaléia, entre outros - e para seus pais.
Cerca de 1/3 dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental de 6.780 escolas do País, ouvidos para uma pesquisa do IBGE no ano passado, declarou sofrer bullying.
O grande desafio de educadores, escolas e famílias é vencê-lo.
O primeiro passo é reconhecer que o problema existe!
Estudos científicos e experiências bem-sucedidas sugerem três vertentes a serem trabalhadas com os jovens:
- a empatia, a capacidade de se colocar no lugar do outro;
- a resiliência, a habilidade de reagir positivamente a uma situação adversa;
- e a criatividade, uma forma de canalizar o impulso agressivo para algum talento.
Fonte: Revista Isto é (2160, de 06/04/2011)
Etapas do Trabalho
O que já fizemos:
1- refletimos e registramos no procesador de textos BROFFICE WRITER o que é respeito e o que é desrespeito para nós;
2- passamos à pesquisa individual sobre perguntas específicas sobre o bullying, direto na internet. Assim, visitamos sites e blogs variados em busca de respostas para as questões:
- O que é respeito e o que é desrespeito?
- O que é bullying?
- Qual o perfil da vítima de bullying?
- Qual o perfil do agressor, no bullying?
- Quais as consequências do bullying para a vítima?
- Quais as consequências do bullying para o agressor?
- Quasi as consequências do bullying para as testemunhas?
- Quais as consequências do bullying para o ambiente escolar?
- O que fazer em caso de bullying?
3- os próximos passos agora são:
MEUS:
a)fazer a pesquisa sobre "ocorrências de desrespeito e bullying na escola" (todos vocês, além dos demais membros da escola - alunos, professores e funcionários) (no GOOGLE DOCS);
b) fazer a estatística das respostas (no GOOGLE DOCS);
SEUS: reorganizar o material coletado na internet, resumindo-o em tópicos ou pequenos parágrafos e montar uma apresentação de slides no BROFFICE IMPRESS;
4- apresentar o resultado do trabalho para o restante da turma e para mim, na sala de vídeo, para avaliação, debate e possível acertos no trabalho;
5- organizar, juntamente com o SOE-SOP e as professoras de leitura, um calendário para apresentação às demais turmas da escola. Faremos uma escala de qual turma envolvida no projeto apresentará para cada turma da escola.
6- por fim, os melhores trabalhos serão apresentados na ExpoVargas de outubro e na mostra da SME, em agosto.
Vamos lá, mãos à obra!
Balanço final
Devido ao ritmo dos alunos e, até, a outros compromissos inevitáveis que iam surgindo no caminho - como provas, exposições de trabalhos, faltas, que tiravam os alunos de sala, além de compromissos meus com conselho de classe, reuniões e formação continuada, resolvi alterar a culminância, mantendo os slides com apenas uma turma - a 906 - e incluindo Arte Postal, Pequeno Manual de Gentilezas e redação da História do Menino Azul, mais simples de concluir, como trabalho das outras turmas.
Terminado o ano, conseguimos fazer muito, os slides para apresentação às outras turmas, porém, não ficaram prontos. Também não fechei a pesquisa, pois algumas turmas não responderam ao questionário. Como em 2012 estarei com as que não o fizeram, pretendo concluir essa etapa, bem como as apresentações dos slides, agora envolvendo outra turma no projeto.
Interessante, e angustiante, notar que, apesar dos alunos terem
participado no laboratório, das discussões, pesquisado, resumido
conceitos sobre respeito e bullying, ao final, quando questionados
(turmas inteiras e grupos) sobre "como seria a escola sem bullying,
onde todos se respeitassem uns aos outros", responderam que seria
"chato, sem graça, como um convento"!!!
Até lá!